Por que tem se falado tanto sobre Legal Ops?

Nos últimos anos, o termo Legal Operations (Legal Ops) tem ganhado um destaque especial no cenário jurídico brasileiro, despertando o interesse de profissionais e empresas.

Hoje, Legal Ops não é apenas um termo em voga, mas sim uma tendência de transformação no mercado. Não faltam exemplos disso: cursos livres e programas de pós-graduação dedicados ao assunto estão surgindo em instituições de ensino renomadas, e cada vez mais empresas e escritórios de advocacia estão estabelecendo suas próprias áreas de Legal Ops.

Mas, afinal, por que esse tema tem ganhado tanta notoriedade nos últimos anos? Para responder essa pergunta e explicar os impactos de Legal Ops no mundo jurídico, ouvimos a opinião de clientes e de um especialista da Elaw sobre o assunto. Leia este artigo e descubra o que eles pensam sobre a popularização do Legal Ops!

Legal Ops e a busca por protagonismo e eficiência

Segundo Felipe Luques, LATAM Legal Ops Coordinator na Kenvue, Legal Ops tem se popularizado por ser “uma disciplina primordial para o desenvolvimento de tudo que é esperado atualmente dos departamentos jurídicos: eficiência, tecnologia e soluções holísticas que se conectam com os imperativos de negócio da companhia”.

Kleber Luni Ribeiro, Diretor Tributário e Riscos Corporativos no Grupo Promon, aponta que a demanda por mais eficiência como um dos principais motores por trás da crescente atenção ao Legal Ops. “Se fala tanto [sobre o assunto] porque cada vez mais se busca por eficiência e isso perpassa por diversas áreas da vida humana e possui muita relevância no âmbito profissional. No âmbito do Direito, essa premissa não é diferente e, inclusive, permitiu que as operações jurídicas evoluíssem com o tempo, ganhando otimização e  modernização das demandas administrativas e gerenciais”, apontou Ribeiro.

A busca por eficiência jurídica também foi destacada por Tatiana Pires, que atua na Bayer como Analista de Legal Ops Sr. “Legal Ops tem atuado de forma estratégica, gerando mais eficiência aos processos internos dos departamentos jurídicos, e trazendo soluções inovadoras para antigas dores dessa área”

Entretanto, há muitos profissionais do Direito que valorizam a área de Legal Ops sem deixar de ter uma postura mais cética em relação à sua popularização. Claudia Cristina Guimarães, Gerente Geral de Planejamento e Controle Jurídico na Gerdau, é uma dessas pessoas e considera que Legal Operations é “uma roupagem nova para controle jurídico que remete a tecnologia”. “No fundo é a mesma e velha controladoria jurídica atualizada, com nova identidade visual. Tem um pouco de modismo também, né?”, questiona Claudia.

De maneira menos cética, outros profissionais também indicam que as rápidas inovações tecnológicas têm colaborado com a popularização do Legal Ops. Patrícia Moraes, Assistente Jurídico na ThyssenKrupp, por exemplo, destaca que automação e a tecnologia agora são elementos-chave na realização de tarefas jurídicas, e Legal Ops acompanha essas mudanças inevitáveis.

 “Como todas as áreas de negócios, as tecnologias vêm tomando espaço. Digo tomando, nem ganhando”, afirma Patrícia. “Portanto, sim, a tecnologia está vindo com tudo para este leque de atividades do mundo Jurídico, e se não fosse diferente esta área poderia se perder na atualidade do mundo tecnológico”, conclui.

Legal Operations: a visão dos escritórios de advocacia

A crescente popularidade do Legal Ops obviamente não se limita apenas aos departamentos jurídicos das empresas.

Escritórios de advocacia também estão muito atentos a essa tendência, reconhecendo sua importância em um cenário jurídico em constante evolução. Assim, não poderíamos deixar de ouvir o que alguns profissionais da área têm a dizer sobre o assunto.

Patrícia dos Santos Bezerra, Head de Legal Ops no Viseu Advogados, destacou a complexidade crescente no campo legal como um dos motivos para a ascensão do Legal Ops, além de fatores como as expectativas dos clientes, o uso da tecnologia, e a necessidade de eficiência e redução de custos.

Tudo isso faz com que cada vez mais empresas busquem “áreas que tenham visão de negócio, como é o caso do Legal Ops”, indicou a especialista do Viseu Advogados.

Neste sentido, Alexandre Vieira Gama, Gerente no escritório Autuori Burmann Sociedade de Advogados, também reforçou a ideia de que a demanda por maior eficiência e redução de são motores da popularização do conceito de Legal Operations. Para Gama, também contribui para este fenômeno o fato de que há uma “mudança na percepção do jurídico como uma unidade para agregar valor”.

Elaine Ferreira da Silva, Gestora de Controladoria no Rueda & Rueda, ponderou que está havendo uma banalização e deturpação do conceito. Mesmo assim, é enfática ao afirmar: “Legal Ops é o futuro!”

Todo departamento jurídico ou escritório terá o setor de Legal Ops para otimizar suas demandas ou perderão espaço no mercado, que cada vez está mais exigente”, explicou a especialista do Rueda & Rueda. Segundo ela, o mercado exige a tomada de decisões assertivas “e isso só ocorre se foram aliadas às tecnologias e a uma gestão adequada de recursos”.

Elaw e Legal Ops

Na Elaw, Legal Ops se conecta diretamente com nosso foco de inovar a cada processo e de evoluir constantemente a experiência dos clientes em cada ponto de sua jornada.

 “Aqui, entendemos que Legal Ops se conecta diretamente com nosso foco de inovar a cada processo e de evoluir constantemente a experiência dos clientes em cada ponto de sua jornada”, explica Cláudio Bernardo, COO da Elaw e especialista em eficiência jurídica.

“Experiência do cliente, Eficiência Jurídica e Legal Operations andam de mãos dadas na Elaw. Queremos absorver, automatizar e resolver os fluxos de trabalho que têm espaço para melhora, trazendo para nós a responsabilidade de desenvolver tecnologia para atingir o objetivo de cada célula e de cada esteira do departamento jurídico”, conclui o COO da Elaw.

Gostou do texto e quer descobrir como as soluções da Elaw podem lhe ajudar a conquistar mais eficiência jurídica no seu departamento? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe. Nossos especialistas estão à sua disposição para agendar uma demonstração de nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *