Transformação da prática jurídica pela advocacia 4.0 

Atualmente muito tem se falado sobre como será o futuro da profissão de advogado e sobre a Advocacia 4.0, pois o avanço tecnológico tem transformado diversos aspectos da sociedade, principalmente a forma como as atividades profissionais são realizadas.  

O rápido avanço tecnológico trouxe a Advocacia 4.0, no qual exige que muitas atividades de trabalho dos advogados sejam modificadas, pois através dessa revolução percebeu-se que por meio do uso de tecnologias, como softwares e Inteligência Artificial, foi possível proporcionar uma gestão melhor aos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.  

Advogados e A.I. 

Quando se fala sobre o uso de tecnologias e especialmente em Inteligência Artificial, existe uma grande discussão em relação a substituição do trabalho humano pelo dos robôs, mas não é verdade que os advogados serão substituídos por máquinas, afinal a Constituição Federal assegura a prática da advocacia, ou seja, os cidadãos que precisam contratar serviços advocatícios têm o direito de receber explicações de maneira acessível, com argumentos que correspondam as particularidades de cada caso, com acompanhamento em audiências e muitas outras atividades que não são desempenhadas por robôs e máquinas, pois exige interferência do intelecto humano.  

Mesmo as leis assegurando a prática jurídica realizada pelos advogados é evidente que diante da transformação digital que a sociedade está passando, os profissionais do Direito que não buscarem se adequar a utilização de tecnologias não conseguirão se destacar no mercado de trabalho e alcançar um crescimento profissional diferenciado. 

Você já é um advogado do futuro? 

Os advogados que somente exerciam atividades manuais se deparam com a necessidade de atualização perante o avanço tecnológico, pois tarefas repetitivas e burocráticas que demandam tempo e altos custos foram transferidas para softwares que realizam tudo de forma automática, como capturas de processos, processo de solicitação até o distrato do contrato, agendamento de prazos, entre diversas outras. 

Além de realizar inúmeras atividades de rotina jurídica, as tecnologias proporcionam um elevado nível de velocidade e segurança que humanamente é impossível conseguir promover aos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.  

Devido a essa revolução no jurídico por conta das tecnologias, o maior benefício para os advogados é a oportunidade de poder exercer as funções que realmente exigem estudos advocatícios, como elaboração de teses, criação de estratégias para clientes, participação em reuniões e muitas outras tarefas que necessitam de análises humanas para proporcionar um excelente atendimento aos clientes.  

Softwares jurídicos: seu novo aliado 

O uso de softwares jurídicos e Inteligência Artificial já são considerados grandes diferenciais, visto que departamentos e escritórios que são bem equipados com tecnologias promovem mais segurança, diminuição de erros e redução de riscos. 

Diante dos inúmeros benefícios que o avanço tecnológico apresenta aos departamentos jurídicos, aos escritórios de advocacia e consequentemente aos profissionais do Direito que estão dispostos a se tornar advogados 4.0, é importante enxergá-lo como um forte aliado, já que as tecnologias vieram para facilitar as rotinas de trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *