A forma como uma empresa funciona internamente impacta diretamente o alcance de resultados e a reputação da companhia no mercado. Atualmente existem diferentes maneiras de transmitir credibilidade e confiança na prestação de serviços e uma delas é através da certificação ISO 9001 que visa padronizar e melhorar todos os processos internos desempenhados pelas áreas de uma empresa.
A ISO 9001, é composta por um conjunto de normas na qual tem o intuito de aperfeiçoar o funcionamento organizacional e consequentemente a qualidade no desenvolvimento dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, que através da implantação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) padroniza os procedimentos internos, fazendo com que processos ineficientes sejam encontrados rapidamente, facilitando a correção de erros.
Para conquistar a certificação ISO 9001, é essencial que antes de tudo a empresa identifique os erros que prejudicam o desempenho das atividades, para que sejam analisados e a partir disso desenvolvidos processos eficientes que evitem falhas, pois a melhoria da gestão da companhia só acontece quando os procedimentos são medidos e avaliados, garantindo assim, a melhoria constante nos resultados do desempenho das atividades e a satisfação dos clientes.
Os benefícios que a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade possui são proporcionados não só para as empresas que conquistam a certificação ISO 9001, mas também para seus clientes e fornecedores, já que com o aprimoramento do desempenho das atividades, todos são atendidos da melhor forma possível.
Mas o que as empresas que conquistam a ISO 9001 conseguem?
- Proporcionar mais velocidade no desempenho dos processos;
- Projetar e organizar a estrutura das rotinas de trabalho;
- Eliminar retrabalhos;
- Elevar os ganhos devido ao aumento da produtividade;
- Melhorar a interação e a satisfação dos colaboradores;
- Diminuir os riscos;
- Melhorar a imagem da empresa;
- Expandir a visibilidade no mercado, pois diversas empresas só fecham negócios com fornecedores que possuem a ISO 9001;
- Melhorar o relacionamento com os fornecedores;
- Aumentar a qualidade do produto ou serviço, uma vez que os fornecedores passam a fazer análises mais detalhadas do que entregam.
Com a certificação ISO 9001 todos ganham, o cliente por utilizar produtos e serviços adequados, os fornecedores por se relacionar com uma empresa que preza por uma gestão organizada e a empresa por proporcionar o melhor desenvolvimento para si mesma.
Portanto, implantar o Sistema de Gestão da Qualidade é um grande diferencial competitivo no mercado, visto que a certificação ISO 9001 representa reconhecimento de qualidade nacional e internacional, por isso a Elaw é certificada por esta norma, garantindo a execução de boas práticas de gestão e interação com os fornecedores e clientes, além de promover o melhor desenvolvimento dos colaboradores.