Como realizar uma gestão eficiente de contencioso de massa 

Quando se trata de grandes empresas o departamento jurídico recebe inúmeras demandas diariamente, visto que geralmente possuem operações complexas em decorrência do alto volume de processos, por isso se o contencioso de massa não for gerenciado de maneira eficiente pode apresentar inúmeros riscos não só para a área jurídica, mas também para toda a empresa.  

Um dos maiores desafios de um departamento jurídico é gerenciar seus custos de acordo com as demandas internas, externas e processos envolvendo a empresa, como por exemplo, com taxas, pagamentos de honorários, garantias recursais e judiciais, entre diversos outros. Diante de uma grande quantidade de processos esta gestão se torna ainda mais difícil, já que se tratando de um contencioso de massa é necessário fazer uma provisão de despesas muito maior, pois a falta de controle pode se tornar um fator de risco e ocasionar as chances de pagamentos equivocados e o esquecimento da recuperação de créditos e garantias.  

O Brasil possui um cenário jurídico muito complexo, tanto em número de processos, quanto na operacionalização judiciária realizada pelos tribunais, em razão disso agir de forma preventiva é fundamental para que os departamentos jurídicos minimizem processos futuros, pois quando não há uma gestão de contencioso de massa avaliado com precaução não é possível desempenhar as atividades de maneira estratégica.  

Um bom resultado em uma gestão de processos é alcançado com acompanhamento processual, mas quando se trata de contencioso de massa este gerenciamento fica extremamente complicado sem um suporte tecnológico, já que por conta do grande volume é impossível gerenciar todos os processos com eficiência e isso pode fazer com que a empresa corra sérios riscos, como por exemplo, perda de prazos, ausência de informações e de prepostos nas audiências, dentre outros.  

Para gerenciar o contencioso de massa as empresas contam com o auxílio de escritórios de advocacia e por mais qualificados que sejam, pode surgir adversidades que dificultam a rotina de trabalho e a relação entre os advogados das empresas e dos escritórios, por isso para reduzir os erros os departamentos jurídicos devem adquirir ferramentas tecnológicas que proporcionem aumento da eficiência, da assertividade e também do acesso as informações importantes para que os profissionais do Direito ajam de maneira segura.  

Com um software padronizado para atender todas as demandas processuais de um departamento jurídico é possível gerenciar o contencioso de massa de forma rápida e automatizada, pois estes processos costumam ser parecidos e isso faz com que não haja necessidade de avaliações individuais e respostas exclusivas. Esta automação de processos propicia inúmeros benefícios para os departamentos jurídicos como mais produtividade, redução de custos e de perda de tempo, acesso aos resultados de performance, diminuição de erros operacionais, entre diversos outros.  

Devido ao alto volume o contencioso de massa possui um grande impacto para o financeiro da empresa. Diante disso, poder realizar análises de acordo com informações concretas é fundamental e a utilização de um software torna isso possível, oferecendo uma base para armazenamento dos processos e partir desta base fornecendo dados confiáveis para que seja realizada uma boa gestão de bens e garantias.   

Como o contencioso de massa demanda muito tempo de um departamento jurídico por conta da sua grande quantidade de processos, fica evidente que a automatização do fluxo de trabalho é uma alternativa indispensável para que a empresa atue de forma preventiva, eficiente e produtiva, pois desta forma conseguirá agir de maneira estratégica direcionando seus advogados para tarefas que realmente necessitam de intervenção humana.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *