A importância da Gestão de Projetos na aplicação de tecnologia na área jurídica 

As empresas com alto volume de processos lidam diariamente com centenas de causas semelhantes, demandando uma grande quantidade de profissionais e tempo. Com o passar dos anos, os departamentos jurídicos viram a necessidade de melhorar os recursos e procedimentos para que as resoluções dos processos fossem mais assertivas, e a tecnologia disponibilizou uma nova forma de trabalho, possibilitando a otimização de atividades repetitivas. O avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios para a gestão jurídica corporativa, como por exemplo: 

  • Localização, de forma rápida e eficaz, de documentos importantes; 
  • Garantia do melhor tempo de resposta aos processos; 
  • Redução do tempo de cópias e digitalizações de documentos;  
  • Diminuição do risco de perder contratos; 
  • Redução de custos com impressão de papéis;  
  • Automatização de tarefas operacionais, fazendo com que os advogados tenham mais tempo disponível para atividades estratégicas. 

O grande desafio da gestão jurídica corporativa 

Devido as diversas mudanças, foi necessário aprimorar os procedimentos e fluxos de trabalho dos departamentos jurídicos a fim de aperfeiçoar o atendimento das demandas do dia a dia. Mesmo a carreira jurídica possuindo uma bagagem complexa de aprendizado em razão de toda a legislação e jurisprudência, também se faz necessário que os advogados tenham uma visão precisa de negócio, entendendo cada particularidade dos processos e buscando constante melhoria de acordo com as inovações tecnológicas.  

Acompanhar e corresponder a velocidade dos avanços tecnológicos não são tarefas fáceis, pois adaptar um departamento jurídico as mudanças e, ao mesmo tempo, dar continuidade ao andamento das atividades se torna um grande desafio para a rotina de trabalho, uma vez que a falta de tempo e de planejamento específico, podem dificultar o desenvolvimento dos projetos.  

A partir disso, surge a relevância da gestão de projetos que tem a função de proporcionar soluções para os advogados do departamento jurídico, já que os profissionais de projetos possuem conhecimento de negócio e habilidades com ferramentas tecnológicas, fazendo com que as automações e inovações sejam colocadas em prática com o objetivo de alcançar o tão desejado aumento de produtividade. 

A importância da gestão de projetos 

Empresas que possuem uma área de Tecnologia da Informação (TI), proporcionam maior facilidade ao gerenciamento de projetos, visto que o auxílio de profissionais que desenvolvem melhorias tecnológicas possibilita maior velocidade a entrega de projetos. Em razão disso, nota-se a importância da gestão de projetos, equipe de TI e profissionais jurídicos caminharem sempre juntos. 

A gestão de projetos tem como principal função compreender o problema que o advogado tem em sua rotina de trabalho e buscar soluções, além de ser a área responsável pelo planejamento e controle das implantações dos projetos, por capacitar a equipe que receberá as mudanças, fazer ações de engajamento para garantir que os projetos tenham sucesso, entre diversas outras atividades. 

Acabar com retrabalhos, potencializar a operação, reduzir custos operacionais, otimizar o tempo, e unir as soluções com as estratégias são algumas das muitas vantagens que a gestão de projetos busca proporcionar as empresas. 

Resumidamente, a conexão da gestão jurídica, da gestão de projetos e da equipe de TI, alinhados com o segmento tecnológico trouxe, não só a possibilidade de enxergar os desafios com outra perspectiva, mas também a oportunidade de desenvolver grandes projetos com maior velocidade, resultando na efetivação do progresso e na contínua melhoria das atividades do dia a dia de trabalho dos profissionais do Direito.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *