Confira os 8 principais benefícios que a Governança de Dados pode proporcionar para as empresas 

Devido ao grande número de dados violados nos últimos anos, muitas empresas viram a necessidade de se aprofundar em governança de dados e definir diretrizes sólidas de gestão, com o intuito de promover mais segurança as decisões do dia a dia de trabalho. 

A governança de dados tem como propósito centralizar e gerenciar dados internos e externos utilizados pelas empresas. Quando coletados e analisados, esses dados podem se tornar informações valiosas a serem estudadas, acarretando consequentemente oportunidades aplicáveis de melhoria em diversos aspectos. 

De acordo com o último “Relatório de Custo da Violação de Dados” patrocinado pela IBM Security e conduzido pelo Instituto Ponemon, uma violação de dados custa em média R$ 5,88 milhões para empresas no Brasil, referindo-se não somente aos gastos com a correção dos danos após o vazamento, mas também a perda de clientes, pausa nos negócios e a reparação à reputação da imagem da companhia. 

Além disso, o relatório destaca que empresas que implantaram tecnologias de automação de segurança e Inteligência Artificial para análise de dados, economizaram dinheiro e tempo, pois tiveram menos da metade dos custos que teriam se tivessem sofrido uma violação de dados e ainda conseguiriam responder aos ataques quase 30% mais rápido do que empresas que não utilizavam essas ferramentas.  

Com a evolução da tecnologia e a alta demanda de tarefas, a governança de dados se tornou importante e extremamente necessária a todas as empresas que visam evitar problemas, impulsionar o desenvolvimento de laços com os clientes e promover o crescimento da companhia, gerando vantagem competitiva por meio do entendimento de seus resultados.  

Veja abaixo os 8 principais benefícios que a governança de dados gera para uma empresa:  

  • Facilidade em analisar os indicadores de crescimento da empresa;  
  • Oportunidade de identificar procedimentos que não estão funcionando; 
  • Possibilidade de analisar a produtividade dos funcionários; 
  • Custos de operação são diminuídos;  
  • Tomada de decisão mais assertiva através de insights; 
  • Processos internos mais transparentes; 
  • Dados mais seguros e controlados; 
  • Alteração de funções de colaboradores que realizavam atividades repetitivas, para atividades estratégicas e complexas potencializando suas habilidades. 

Para empresas que buscam diferenciais competitivos a governança de dados é essencial, já que disponibiliza informações que proporcionam a criação de estratégias de negócios cada vez mais produtivas e assertivas, fazendo com que se destaquem no mercado.  

Implantar de maneira segura e eficaz um plano de governança de dados, significa estar alinhado com as mudanças do mercado, e principalmente com a proteção dos clientes de acordo com as novas legislações da lei geral de proteção de dados (LGPD), que qualifica a segurança e a qualidade dos serviços prestados pela empresa.  

Caso exista a falta da governança de dados ou a implantação seja feita da forma errada, isto pode acarretar aumento de custos e recursos, problemas com a realização de estratégias, diminuição da produtividade, falta de controle de informações digitais, dificuldades de compliance, pouca qualidade na coleta e uso dos dados, duplicação de informações, entre diversos outros obstáculos que impedirá o crescimento, produção e organização da empresa. Por isso, a governança de dados é um caminho sem volta para todas as empresas que visam sempre estar em acordo com as principais tendências de gestão empresarial, segurança e compliance. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *