O evento destaca como as novas tecnologias podem transformar práticas tradicionais do Direito, proporcionando eficiência e aprimoramento na análise de dados.
No dia 21/10, às 15h, ocorrerá o eLaw Experience, evento promovido pela eLaw Tecnologia, que reunirá especialistas do ecossistema jurídico para debater inovação, uso de dados e o impacto da IA no Direito. A edição abordará os estudos Panorama de Legal Ops no Brasil e IA Generativa no Direito, conduzidos pela FGV, com a participação do CEPI FGV, CLOC Brasil e Jurídico Sem Gravata.
Além disso, a marca estará presente na Fenalaw, onde apresentará duas novas soluções para o setor jurídico: o eLaw GEN AI Contestação, ferramenta de geração automatizada de peças jurídicas por meio de inteligência artificial, e o eLaw Adv, um hub de soluções que auxilia escritórios enxutos a se adaptarem a um mercado cada vez mais desafiador.
O levantamento Panorama de Legal Ops no Brasil mostra que a área de Legal Ops envolve advogados e profissionais de Administração, Ciência de Dados, Engenharias, Economia, Contabilidade e Marketing. Entre os motivos para sua criação, destacam-se otimização de recursos e aumento de eficiência (84%), automatização de processos (50%) e transformação digital (39%).
Já a pesquisa IA Generativa no Direito, ainda em desenvolvimento, apresenta crescimento significativo na adoção dessa tecnologia, embora haja preocupação com segurança de dados e aspectos éticos. Dados da Abracd indicam que 11% dos departamentos jurídicos já utilizam ou planejam utilizar IA.