eLaw Experience debate IA generativa e o futuro das operações jurídicas

header-imprensa-migalhas-e-eLaw

Evento traz os principais insights das pesquisas da FGV sobre “Panorama de Legal Ops no Brasil” e “IA Generativa no Direito”, reunindo especialistas dos setores jurídico e corporativo.

Está chegando o eLaw Experience, que vai reunir as principais referências do ecossistema jurídico para discutir inovação, uso de dados e o impacto da IA no Direito. O encontro acontece no dia 21/10, às 15h, no Itaim, com transmissão online e inscrições gratuitas.

O debate desta edição abordará as pesquisas “Panorama de Legal Ops no Brasil” e “IA Generativa no Direito”, realizadas pela FGV. Participam do evento, além da eLaw, o CEPI FGV – Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP, o CLOC Brasil – Corporate Legal Operations Consortium Brasil e o Jurídico Sem Gravata.

Sobre o estudo “Panorama de Legal Ops no Brasil”, os dados mostram que essa área do Direito se insere em um contexto de inovação, com transformações relevantes nas profissões que atuam nesse mercado e nas organizações jurídicas. A adoção de práticas envolvendo pessoas, processos e novas tecnologias é a principal responsável por esse cenário. Entre os dados, destaca-se que Legal Ops tem maioria formada por advogados, mas não exclusivamente: profissionais de Administração, Ciência de Dados, Engenharias, Economia, Contabilidade e Marketing também compõem esse ecossistema, diversidade essencial para ampliar a visão estratégica e integrar diferentes perspectivas.

O levantamento aponta ainda as principais motivações para a criação de áreas de Legal Ops nas empresas no Brasil. Otimização de recursos e aumento de eficiência é o motivo mais citado, por 84% dos pesquisados, seguido por automatização de processos (50%) e transformação digital (39%), entre outros.

A adoção de ferramentas de inteligência artificial, especialmente IA generativa, já se destaca como estratégia para alcançar esses objetivos. A área de Legal Ops também é vista como relevante para o desenvolvimento tecnológico da organização, funcionando como catalisadora para teste e implementação de novas tecnologias, incluindo soluções baseadas em IA.

Quanto à pesquisa “IA Generativa no Direito”, ainda em desenvolvimento pela FGV, o eLaw Experience apresentará uma prévia dos resultados obtidos até o momento. O crescimento do uso dessa tecnologia é notável, e pesquisas já finalizadas apontam que sua adoção aumenta à medida que surgem preocupações como a falta de equipes qualificadas para utilizá-la (fonte: Relatório do CNJ). Segundo a Abracd – Associação Brasileira de Ciência de Dados, 11% dos departamentos jurídicos no país já utilizam ou pretendem utilizar IA, mas demonstram atenção especial à segurança de dados e a questões éticas.

Ao término do estudo, previsto para fevereiro de 2026, serão divulgadas informações sobre os potenciais e riscos da IA no segmento, aspectos regulatórios sensíveis, boas práticas, gestão de riscos e oportunidades de capacitação profissional para lidar com essas transformações em uma área tão tradicional quanto o Direito.

“A tecnologia deve ser uma aliada na transformação do jurídico. O eLaw Experience amplia o diálogo entre quem pesquisa, quem desenvolve e quem aplica inovação na rotina jurídica”, afirma Guilherme Bordon, CEO da eLaw Tecnologia.

Serviço:

Dia: 21/10

Horário: 15h

Formato: Híbrido

Inscrições online (gratuito)

Participantes: eLaw, FGV CEPI, CLOC Brasil, Jurídico Sem Gravata

Compartilhe:

Fale com a gente

Mande uma mensagem para nossa equipe e conheça como as soluções da Elaw podem transformar sua gestão jurídica