Estruturas societárias e suas rotinas: fortalecimento anual
Se seu escritório ou departamento jurídico tem um foco específico na chamada “company law” ou, se você enquanto empresa, tem naturalmente uma atenção dedicada ao seu quadro societário e os cuidados inerentes a este: é inegável observar o impacto da IA nas novas estruturas e rotinas societárias.
Conforme pesquisa emitida recentemente pela KPMG, o Brasil atingiu o número de 22.257 fusões e aquisições ao longo de 30 anos, com uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 8% nesse período.
Esta taxa de crescimento anual composta (CAGR) é a taxa média anual de retorno necessária para um investimento ou métrica financeira crescer do seu valor inicial para o valor final num determinado período.
Essa métrica “suaviza” a volatilidade, apresentando um crescimento constante para facilitar comparações entre diferentes investimentos ou métricas ao longo do tempo, permitindo entender o crescimento de um investimento (como um fundo ou uma ação) de forma anualizada, mesmo que a rentabilidade tenha variado muito de um ano para o outro.
A clássica “company law” combina com uma disruptiva IA?
Diante de um cenário brasileiro com tamanha demanda em números, a rotina e o dia a dia precisaram ganhar velocidade. O uso das ferramentas de IA já são usadas para revisar contratos, estatutos sociais e documentos societários com rapidez e precisão. Enquanto durante fusões e aquisições, a IA acelera a due diligence, identificando riscos e oportunidades em grandes volumes de documentos.
A ia também contribui na conformidade regulatória, monitorando mudanças legais e sugerindo ajustes nos documentos da empresa.
Com a possibilidade de inserir o uso de tecnologia, a IA está deslocando o foco de cargos operacionais para funções mais estratégicas. Colaboradores deixam de executar tarefas repetitivas e passam a supervisionar sistemas de IA, interpretar insights e tomar decisões com base em dados.
Isso leva a:
• Estruturas mais horizontais e ágeis, com menos camadas de gestão e maior autonomia das equipes.
• Equipes operacionais ganham poder de decisão ao acessar informações que antes exigiam dias de compilação por departamentos inteiros.
• Decisões sejam tomadas com base em análises em tempo real, reduzindo a dependência de instâncias superiores.
• Sistemas baseados em IA podem registrar decisões, gerar atas automaticamente e garantir que todas as ações estejam documentadas.
• Fortalecimento da responsabilidade corporativa e facilitação de auditorias internas e externas.
O impacto internacional: relevância da IA em negociações cross-border
O impacto cross-border (numa perspectiva transnacional, envolvendo múltiplas jurisdições) no direito societário combinado com o uso de IA está redesenhando os limites jurídicos, operacionais e éticos das empresas globais. A convergência entre tecnologia e estruturas societárias internacionais levanta questões complexas sobre governança, responsabilidade e compliance.
Mas como a IA entra nesse cenário?
Sabemos que estas operações podem atingir um nível alto de complexidade, visto que empresas podem adotar estruturas como holdings internacionais, sociedades offshore, ou joint ventures com regras societárias híbridas.
Quando falamos sobre investimentos estrangeiros, estruturas offshore, fusões e aquisições internacionais, podemos utilizar a IA para monitorar mudanças regulatórias em tempo real em diferentes países, ajustando automaticamente políticas internas. Enquanto isso, podemos adaptar idiomas através da tecnologia, evitando conflitos de normas e avaliando riscos regulatórios.
Como a IA da eLaw contribui para este cenário societário?
Dentro do eLaw Enterprise, está disponível o módulo de Societário, que otimiza a gestão societária, onde há possibilidade de cadastrar qualquer tipo de sociedade, registrar e atualizar a distribuição de cotas ou ações, otimizando o controle financeiro da sociedade.
Na prática, o que é possível realizar com a tecnologia eLaw:
• Registro e gestão de atos societários: detalhando toda a estrutura de participação societária, facilitando o entendimento das relações entre sócios e empresas.
• Cadastros e workflows configuráveis: onde podem ser criados registros de atos societários, como alterações de capital social e atas de reuniões, com todos os campos personalizados para atender às necessidades específicas do seu negócio.
• Controle financeiro e gestão do capital social: registro e atualização da distribuição e a proporção das cotas ou ações entre os sócios ou acionistas da empresa
• Centralização e padronização de documentos: contratos sociais, estatutos, atas de assembleias e reuniões, em um repositório seguro e acessível.
• Segurança da informação, com certificações como ISAE 3402, ISO 27001 e ISO 9001
• Idiomas adicionais: facilitando a adaptação de equipes internacionais, ambientes multilíngues com abas em inglês, espanhol e português.
• Business Inteligence: gráficos dinâmicos com informações fundamentais.
• Integração com assinaturas digitais.
Conheça e agende uma demonstração: www.elaw.com.br/societario/