Quem está pronto para arbitragem digital? (Spoiler: seu jurídico está!) 

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O mercado jurídico brasileiro se movimenta como uma espiral, em movimentos de expansão e retração, mas que, se observados a longo (longuíssimo!) prazo: tem um impacto de crescimento extremamente fortalecido. 

Mas, por que afirmamos ser um movimento de espiral? Se observarmos, uma espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo. Ou seja, ainda que existam altos e baixos, o resultado é positivo. 

Dentro dessa espiral, observamos fases em que o mercado jurídico fomenta mais o litígio para determinadas temáticas. Em outras fases, são estimuladas mais práticas via soluções extrajudiciais (inclusive via resoluções CNJ!). Todo este movimento nos leva a buscar um equilíbrio entre as soluções jurídicas que existem: entre o micro e o macro, o complexo e o simples, o antigo e o… novo! 

Arbitragem digital é uma alternativa ou um segundo estágio da arbitragem tradicional? 

A arbitragem digital (ou arbitragem online) é um processo de resolução de conflitos que utiliza meios eletrônicos para a sua execução. Acontecendo totalmente online ou parcialmente, dividida em etapas online e presenciais.  

Ela é, de fato, uma alternativa à arbitragem tradicional, onde as partes, em vez de se reunirem fisicamente, utilizam plataformas e ferramentas online para apresentar as suas alegações e obter uma decisão intermediada por uma terceira parte. 

Afirmamos, portanto, que se trata de uma alternativa. Seja para quem busca expansão territorial (negociando com quem está em qualquer parte do mundo), seja pra quem busca economia na contratação de um time ou, até mesmo, para quem tem limitações em ter um espaço físico para receber seus clientes. 

Conciliar não é colocar panos quentes, é o futuro! 

Quando falamos em conciliação, arbitragem, mediação e soluções extrajudiciais em geral, muitos profissionais que atuam com uma advocacia litigiosa e um contencioso forte, franzem a testa. 

“Conciliar só para casos pequenos.” 

Respondemos prontamente: negativo. 

É primordial ter um time jurídico aberto a aprender sobre negociação, cuja utilidade é comprovada em todas as frases processuais. Desde a instrução até a execução. 

Conciliar passa pelo fator humano – centro de tudo, sempre! – e chega até o fator financeiro – com seu peso inegavelmente forte! O time que está capacitado para negociar e conciliar consegue ter por vantagem: 

  • Detalhar a estratégia para o cliente 
  • Ser parte ativa da solução (e não somente o responsável pelo protocolo) 
  • Explorar fatores inerentes ao ser humano 

Como inserir uma negociação digital no meu setor jurídico? 

Passadas as etapas que elucidamos acima e com um time consciente sobre a força das alternativas extrajudiciais, o escritório ou departamento jurídico em questão pode passar a contratar ferramentas de IA para facilitarem este dia a dia conciliatório. 

Hoje em dia, nosso mercado de tecnologia jurídica já conta com os multiagentes de IA via ODR (uma sigla para o termo “Online Dispute Resolution”!), que é 100% configurável pelos profissionais da área, existindo espaço para definir: 

  • Valores de alçada dentro da negociação 
  • Tempo de resposta 
  • Detalhes da minuta 
  • Forma de comunicação 

Sim, é possível mesclar o melhor dos 2 mundos: a humanização de uma negociação e a praticidade de um multiagente de IA guiando este cenário. 

Te convidamos a agendar uma demonstração e conhecer o eLaw ODR: a ferramenta de acordos da eLaw.  

www.elaw.com.br/elaw-odr/ 

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