Fechamento de provisão: segurança e solidez para as decisões.

banner-fechamento-de-provisão-blog

SAÚDE FINANCEIRA E A INTERAÇÃO ENTRE ÁREAS 

Que a interação entre áreas no mundo corporativo se tornou fundamental, é ponto vencido. O time de operações, geralmente, interage com o time de logística, o time de RH está inserido na dinâmica do time de gestores, o time comercial está conectado ao time de pós-venda. Mas, existe uma “feat” que é extremamente fundamental para a saúde da empresa: entre jurídico e time financeiro. 

Quando falamos de planejamento e análise financeira em uma empresa – o clássico FP&A! -, estamos nos referindo a organização, planejamento, previsão e orçamento para esta corporação. Ou seja, serão todos os – pequenos e grandes – processos internos que nascem para resguardar a saúde financeira desta empresa. 

Para garantir ainda mais segurança, este setor financeiro e contábil, regra geral, trabalha em parceria com o setor jurídico. Isto porque, para conseguir projetar se faz necessário possuir dados e informações que se conectam com situações futuras, em específico: demandas jurídicas internas e externas, judiciais ou extrajudiciais. 

Neste conjunto de ações que apoiam a saúde financeira da empresa, tem uma que se destaca, quando falamos em segurança: a área de fechamento de provisão. 

FECHAMENTO DE PROVISÃO NA PRÁTICA 

Num conceito simplista, a provisão financeira é um evento contábil de reserva financeira criado para atender os compromissos passados que foram estabelecidos e acarretarão um impacto financeiro (para o futuro!) daquela empresa. 

Em sua palestra durante a Fenalaw, Lucas Nascimento contribuiu detalhando as premissas e boas práticas da área: 

“Ao fazer esta implementação, o departamento jurídico precisa ter esta regra muito bem definida pois vai além do jurídico. É uma estratégia da companhia e também uma estratégia contábil!” 

Lucas trouxe, também, este conceito associado a metáfora de uma árvore: 

“Fechamento de contingência e provisão se resume a uma árvore. Vinculado a raiz está o resultado do fechamento, ou seja, para ter um bom resultado da estruturação, é necessário ter uma boa gestão de dados, o que evita erros significativos.” 

Cuidar da raiz e origem dos dados, enquanto estrutura-se uma base fortalecida nos leva ao resultado que buscamos. Dito isto, concluímos que as premissas destacadas por Lucas são o resumo perfeito de como ocorre na prática: uma área que integra fortemente o jurídico e o financeiro/contábil, levando segurança e solidez para as decisões. 

UM CASE DE SUCESSO: GRUPO VERZANI E SANDRINI NA ELAW  

Na Fenalaw 2024, durante palestra para o público presente, a Jaqueline Fernandes (advogada, head da área de Legal Ops no grupo Verzani e Sandrini) e o Lucas Nascimento (representante eLaw) discutiram estratégias para aprimorar o controle de provisões jurídicas, com foco em práticas que aumentam a precisão e a transparência nos relatórios financeiros. 

O IMPACTO NA DINÂMICA DOS TIMES  

A fala de Jaqueline Fernandes ressalta a importância desta ferramenta, inclusive para o bem-estar dos times, que geralmente tem o dia do “report final” da provisão de fechamento como uma preocupação. 

Na palestra concedida durante a Fenalaw,  ela menciona 

“Hoje, apertamos um botão e a provisão acontece em algumas horas. O que, antes, levávamos semanas… Antes da implantação eLaw eram milhares de linhas, e à época contávamos em média com 40 escritórios, então uma planilha de Excel com todos estes dados a receberem tratamento, valores… Então demorávamos, mais ou menos um mês para fazer a validação de valores e validação de prognósticos. E estes dados passavam por várias pessoas: por nosso analista, por nossa gerência… Hoje, os escritórios lançam diretamente ao sistema e um único advogado interno valida.” 

Jaqueline ressalta a principal mudança extinguida: ao final de cada mês não há mais a preocupação de cada profissional que buscava – no penúltimo dia – verificar valores de provisão a serem enviados para contabilidade. 

Com o uso do sistema eLaw, a Jaqueline conseguiu criar a “prévias” do fechamento, onde são utilizadas margens de dias úteis prévios a data final, concedendo uma visão gradual que permite ajustes durante todo o mês e evita a necessidade de ajustes grandes ao final do mês. 

Jaqueline explica, ainda, que este resultado gradual, composto de prévias, é algo que colabora tanto para a estratégia do jurídico, quanto para a contabilidade, que busca reportar os valores precisos e corretos sem equívocos e mantendo o bem-estar do time atuante.   

Compartilhe:

Fale com a gente

Mande uma mensagem para nossa equipe e conheça como as soluções da Elaw podem transformar sua gestão jurídica