Práticas de Customer Success representam ganho de performance efetivo no jurídico de empresas 

Os advogados de departamentos jurídicos enfrentam diversos desafios diariamente na realização de suas demandas. Mas, além das dificuldades internas, os advogados encontram obstáculos maiores ainda quando precisam atuar em processos.  

Desafios diários na atuação do Direito  

Os Tribunais do Brasil utilizam plataformas diferentes entre si para armazenar os processos e além desses sistemas não se relacionarem, não possuem padrões definidos de cadastro, dificultando ainda mais as análises dos casos.  

Outra dificuldade que os profissionais do Direito enfrentam ao exercer sua função, é se deparar com decisões diferentes em casos semelhantes. Quando as decisões de ações judiciais são comparadas, é possível perceber que existem desfechos diferentes para processos parecidos, e isso gera insegurança na atuação dos advogados.  

Para não chegar ao ponto dos clientes processarem a empresa, é preciso analisar as premissas e métricas que medem o sucesso do cliente, como pesquisas de NPS, BI (Business Inteligence) e relatórios financeiros. “Com Customer Success os colaboradores conseguem entender melhor e de forma mais clara o que fazem. Dessa forma passam a entregar mais valor para os clientes”, explica Marcos Rogério, Coordenador de Projetos e especialista em Customer Success da Elaw.  

A tecnologia como parceira da área jurídica  

Diante da imprevisibilidade causada pelas diferentes decisões em processos similares, o uso de tecnologias se torna fundamental, pois devido ao grande volume de processos que os advogados têm que lidar diariamente hoje em dia, é impossível realizar essas análises humanamente.  

Então, contar com soluções que proporcionam um melhor desempenho ao setor jurídico como ferramentas de coleta de dados em sites de Tribunais e softwares jurídicos é essencial. 

Marcos ressalta que é importante centralizar as tarefas do departamento jurídico em uma única plataforma, visto que isso evita erros durante o desenvolvimento das demandas. E claro, no momento de adquirir uma tecnologia, é preciso mapear detalhadamente o projeto desde o início, afinal um escopo bem definido não gera ruídos durante o período de parceria entre as empresas.  

Customer Success 

Além de contar com ferramentas tecnológicas, práticas de customer success como melhoria contínua e proativa, pesquisas de satisfação e reuniões periódicas com os clientes, são fundamentais para que as empresas se blindem contra processos legais e tenham um desenvolvimento acelerado e assertivo.  

Segundo Marcos, o sucesso só é alcançado quando a empresa para de agir de forma reativa diante dos problemas e passa a procurar as dificuldades que circundam a rotina dos clientes. Uma mudança sempre é um grande desafio no entorno do cliente, mas enraizar procedimentos e boas práticas melhoram toda a estrutura do processo interno, pois através da execução de etapas rastreáveis é possível melhorar o atendimento das demandas. 

“É preciso passar confiança para os clientes para que não ultrapassem as etapas do processo, pois se eles sempre buscam os gestores, não confiam nas interfaces responsáveis pela gestão. Um ótimo atendimento é de extrema importância para que o cliente entenda e respeite o procedimento, além do mais, um cliente satisfeito certamente participará de pesquisas que ajudarão na busca de melhoria”, esclarece Marcos.  

Outro ponto que também auxilia no desenvolvimento da empresa, é disponibilizar um canal de sugestão para que os clientes possam recomendar melhorias em seus produtos ou serviços. Dessa forma, será possível analisar as indicações e traçar planos de ação para agir ativamente na solução de problemas que podem ser de outros clientes também. Além, é claro, de possibilitar a detecção de novas oportunidades de negócio.  

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